Facebook para deprimidos

Postado em: 14th dezembro 2015 por Vanessa Barbara em Caderno 2, Crônicas, O Estado de São Paulo
Tags: , , ,

O Estado de São Paulo – Caderno 2
14 de dezembro de 2015

por Vanessa Barbara

A julgar pelas redes sociais, todo mundo está descansando numa praia paradisíaca, entregando teses de doutorado, se divertindo à beça com amigos de boa aparência, ganhando prêmios, aprendendo russo, subindo de faixa no judô, parindo de forma épica, comprando apartamentos, dando a volta ao mundo de bicicleta e se mudando para Paris.

Trata-se de um imenso constrangimento para nós, os deprimidos, que também gostaríamos de anunciar nossas conquistas e receber a mesma aclamação pública do que aqueles que correm 10 quilômetros por dia e cortam totalmente os doces da dieta.

Por isso pensei em lançar uma rede social só para nós, o Facebrood. (Em inglês, “brood” é o ato de remoer pensamentos tristonhos.) Exemplos de postagens populares nessa nova rede:

“Hoje à tarde consegui levantar da cama e tomar banho. ‪#‎feelingblessed”

“Cheguei à sexta-feira sem chorar! Chupa, sociedade.”

“Consegui sair para comprar meias. #hojeninguemmepara”

“Faltando ao trabalho. #étudoemvãomesmo.”

“Tenho certeza que os meus gatos não gostam de mim.”

A rede será tomada por exemplos de ostentação (gente que conseguiu tirar o pijama, sujeitos que gabaritaram o Inventário de Ansiedade de Beck) e fotos de teto. Os clipes mais difundidos serão os de bandas como The Cure, Belle and Sebastian e Joy Division. Todos irão compartilhar fervorosamente seus psicólogos preferidos e descobrir, com surpresa, que existe a terapia comportamental e a cognitivo-comportamental, e que esta última não é necessariamente mais cara do que a primeira (acho que o mundo terapêutico não trabalha com promoções do tipo “leve dois, pague um”).

O horário mais acessado será da meia-noite às quatro da manhã, com eventuais postagens delirantes de usuários sob efeito de zolpidem, um indutor de sono conhecido pelos pitorescos efeitos colaterais.

Exemplo de postagem de usuário do Facebrood com insônia simples: “A humanidade não deu certo. A vida não vale a pena. O amor é uma ilusão.”

Exemplo de postagem de usuário do Facebrood sob efeito de zolpidem: “Ei, sabe o que eu sempre quis ter em casa? Uma lousa branca! Vamos ter uma lousa branca! Nós podemos resolver equações nela!”

No que tange a eventos, os mais populares serão a Noite Virtual de Autógrafos, em que todos se comprometem a parar no mesmo horário e mandar bons eflúvios para a autora, e o Grande Encontro de Introvertidos 2015, no qual cada um levará o seu livro e escolherá um cantinho para lê-lo. Não haverá problema em confirmar presença e não comparecer, mas o simples fato de sair de casa e desistir no meio do caminho será altamente apreciado, com média de 11 mil curtidas e muita gente invejando.

Estamos falando, enfim, de um Facebook mais realista e compreensivo, no qual todos se sentirão à vontade para se vangloriar de haver dado uma volta no quarteirão e cortado as unhas.