A Hortaliça – #097

Postado em: 7th agosto 2024 por Vanessa Barbara em Hortaliças

É ouro rosé para o Brasil

#097 – São Paulo, 7 de agosto de 2024
Consulte-nos sobre seus problemas avícolas
Manduca, jam coctum est*
www.hortifruti.org

“Sabe, Haroldo, tem dias em que nem a minha cueca da sorte com estampa de foguete dá conta.”
(Calvin)

“Agorafobia! Fiquei pensando: Taí uma coisa que eu poderia tentar agora.”
(Joyce Carol Oates)

:: EDITORIAL ::

Nesta edição, a delegação olímpica de A Hortaliça resolve praticar um de seus esportes favoritos – ler os relatórios da PF na íntegra – e compartilha com a torcida os melhores momentos de nosso mais recente thriller policial. Com vocês, o divertidíssimo relatório de 2.528 páginas que indiciou Jair Bolsonaro e seus comparsas por um esquema de venda de joias recebidas de autoridades estrangeiras.

É ouro rosé para o Brasil.


:: EQUILÍBRIO MENTAL ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 118

Essas duas mensagens, assim como as fotos enviadas anteriormente das joias e dos certificados, também foram encaminhadas da conversa que MAURO CID possuía consigo mesmo.


:: PROFISSIONAIS ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 2022-23

Desta forma, essa equipe policial, durante a análise do material apreendido e com as informações coletadas durante a investigação, acredita que MAURO CID, diante dos contatos salvos com o mesmo nome “Nicholas”, tenha enviado as fotos das esculturas para Nicholas Luna acreditando estar enviando as mensagens para Nicholas Fortuna.


:: ARE YOU INTERESTING? ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 2075


:: PROFISSIONAIS 2 ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 1981

Nas trocas de e-mail acima, a empresa Crown and Caliber informa que recebeu a solicitação de venda do relógio GIRARD-PERREGAUX Earth to Sky Edition Watch 49555-1-433-BH6A e que havia enviado outro e-mail contendo a oferta sobre o conjunto.

A troca de e-mails prossegue. Nela fica claro que MAURO CID teria enviado a proposta de vendas para outras lojas, e que havia recusado a proposta da Crown and Caliber de forma equivocada. No e-mail ele pede para a proposta ser reenviada.


:: ADVOGADOS MALUCOS ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 1928-30


:: SELVA ::
Relatório da PF sobre o roubo das joias, p. 1872

:: CHEGA! CHEGA! ::
Colm Tóibín, “Ten rules for writing fiction

Se você precisa ler, então, para se alegrar, leia a biografia de escritores que ficaram loucos.


:: TRÊS CRISTOS ::
Leonard Mlodinow, Subliminar

Em 1959, o psicólogo social Milton Rokeach reuniu três pacientes de psiquiatria para habitar o mesmo quarto no hospital Ypsilanti State, em Michigan. Os três pacientes achavam que eram Jesus Cristo. Já que pelo menos dois tinham de estar enganados, Rokeach imaginou como eles processariam em conjunto essa ideia. 


:: TRISTE DEMAIS ::
Jeffrey Eugenides, As virgens suicidas

Um sanduíche comido pela metade jazia esquecido no patamar, onde alguém tinha se sentido triste demais para terminar de comê-lo. 


:: E CORUJAS ::
Julian Barnes, O sentido de um fim

As coisas que eram tratadas pela Literatura: amor, sexo, moralidade, amizade, felicidade, sofrimento, traição, adultério, bondade e maldade, heróis e vilões, culpa e inocência, ambição, poder, justiça, revolução, guerra, pais e filhos, mães e filhas, o indivíduo contra a sociedade, sucesso e fracasso, assassinato, suicídio, morte, Deus. E corujas. 


:: ESQUILOS DE ESQUI ::

David McRaney, You Are Not So Smart

Por exemplo, se você deseja ensinar um esquilo a praticar esqui aquático, você só precisa começar aos poucos e ir aumentando os esforços.


:: PENSE POSITIVO ::
Oliver Burkeman, The Antidote

Se você estiver sendo torturado lentamente até a morte, você sempre pode ser torturado ainda mais lentamente até a morte.

Reflexo do general Mauro Lourena Cid


:: É ESTRANHO ::
Oscar Wilde, O retrato de Dorian Gray

É estranho, mas dizem que todo mundo que desaparece é visto em San Francisco.


:: INSCRIÇÃO EM UM TRAVESSEIRO ::

Não passar a ferro.


:: HOMENS BRANCOS ::

Harrison Salisbury, ex-editor do NYT
Citado por Gay Talese, O reino e o poder

Quando deixo cair um pedaço de papel no chão, é porque quero que ele fique lá.


:: DISTRAÇÕES ::

Gustave Flaubert, Madame Bovary

Seu companheiro, porém, lhe parecia muito esquisito, pois muitas vezes Léon se estirava na cadeira, distendendo os braços, e se queixava da vida.
– É porque não procurava distrações – dizia o preceptor.
– Quais?
– Eu, no seu lugar, teria um torno.


:: HOJE ::

Emily Dickinson em uma carta

A Existência desbancou os Livros. Hoje eu matei um Cogumelo.


:: SOBRE CHECADORES E REVISORES ::
Mary Norris, Between You & Me

Você quer ter certeza de que, ao sair de casa, a etiqueta na parte de trás do seu colarinho não está aparecendo – a menos, é claro, que esteja deliberadamente vestindo suas roupas do avesso.


:: DIÁLOGOS ALEATÓRIOS ::

Dead Man (Jim Jarmusch, 1995)

– Conhece Cole Wilson?
– Claro! Todos o conhecem, é uma lenda!
– Ele matou os pais.
– Ele o quê?
– Ele matou os pais.
[pausa demorada]
– Os dois?

>>>>

*“Coma, já está cozido”. Palavras que teriam sido pronunciadas por São Lourenço, mártir da igreja católica, enquanto queimava na fogueira.

Agradecimentos: Fausto Salvadori, Érico Assis, Alexandre Morgado, Toninho Gonçalves, Fernando Gherardini, Lucas Pessoa, Roberto Bencz, Taynara Borges, Luis Maian, Xiko Lopes, José Ricardo Alves, André Meneguel.

“Para ser lido na maldita hora da noite em que tudo é engraçado – logo após a hora em que nada faz sentido e antes daquela em que tudo faz sentido” (Stephanie A., a moradora mais ilustre da rua Paulo da Silva Gordo) 

::: www.hortifruti.org :::

Pequeno aviso legal: A Hortaliça será distribuída gratuitamente através desta plataforma. Não iremos produzir conteúdos fechados para assinantes por acreditar no livre acesso à informação, arte e cultura. A tarifa zero será bancada pelos leitores e leitoras e leitões que tiverem condições financeiras (e vontade) de colaborar. A estes, pedimos que nos apoiem escolhendo um plano de assinatura ou depositando moedas de ouro aleatórias para a chave pix: vmbarbara@yahoo.com. Vamos apoiar o jornalismo independente, a literatura de guerrilha e a bobice semiprofissional.